Usabilidade é tão importante quanto saber usar um IF

Leia esse artigo se você é um programador que por causa do prazos apertados, acaba não dando a devida atenção para a usabilidade dos software que cria!

Usabilidade

Todo mês recebo um boleto da Caixa Econômica pelo correio. Não sei porque, este mês o boleto não chegou.

Acessei o site da Caixa para imprimir a segunda via, assim como já havia feito algumas outras poucas vezes, desde que assinei o contrato.

De repente resolveram “modernizar” o site e agora é necessário informar usuário e senha para conseguir imprimir um simples boleto.

Na versão antiga do site, bastava eu informar o número do contrato (com o seguinte formato 99.9999.999.9999999-99), CPF, data de nascimento e um captcha.

Fui fazer o registro.

Pediram alguns dados como número de contrato, CPF e data de nascimento.

Preenchi os campos e fui jogado para uma tela com todos os meus dados, desatualizados, pois o contrato é antigo.

Não me preocupei em atualizar nenhuma informação, pois eram do endereço da minha mãe, e eu ainda recebo algumas correspondências lá mesmo.

Então fui direto para a criação da senha, pois é o que precisava para imprimir rapidamente a segunda via do boleto.

Nunca imaginei que preencher um campo de senha fosse tão difícil. Cada vez que digitava uma senha, aparecia um mensagem de regra de senha diferente, no total foram 5.

O mais INACREDITÁVEL é que estas regras não estavam sendo informadas na interface, então tive que descobrir na tentativa e erro.

Depois de muito custo, consegui criar a bendita senha e completei o meu cadastro no site. Então recebi a mensagem de confirmação.

Estaria tudo tranquilo se os dados de confirmação não tivessem sido enviados para um e-mail que eu usava a 8 ANOS ATRÁS e que foi informado em um formulário de papel lá na Caixa.

Simplesmente este e-mail não existe mais, nem sei se o BOL existe ainda.

Resumindo... Perdi um tempo enorme em um site centrado no programador.

Vou precisar de pagar estacionamento e queimar combustível pra ir a uma agência da Caixa só pra pegar uma segunda via de boleto.

Programadores não dá mais pra desenvolver software como se estivéssemos em 1998.

O nosso trabalho não é só ficar empilhando IF’s. Temos no mínimo que ter bom senso e saber que os usuários dos nossos sistemas não tem bola de cristal e que não pensam igual a um programador.

É possível descobrir estes problemas bizarros de usabilidade simplesmente fazendo um teste rápido com usuário, pode ser o seu colega de equipe ou a secretária.

2 cents para os programadores que ainda não se preocupam com usabilidade:

  1. Não crie regras de senhas. Deixe o usuário usar a senha que ele quiser. Simplesmente informe a ele se a senha é fraca ou não, e o ensine através da interface do aplicativo a criar senhas fortes.

  2. Se no seu cadastro tem um campo e-mail, que vai ser usado entre outras coisas, para recuperar senha, PELO AMOR DE DEUS, antes de efetivar o cadastro, valide o e-mail do usuário, enviando um link de confirmação para o e-mail que ele informou. Isso é be-a-bá de desenvolvimento web.